quinta-feira, janeiro 10, 2013

imperturbável. adj. que nada pode perturbar. comover. alterar. corajoso. impassível.

um mar calmo. olho-te distante. nem perto. nem longe. a medida exacta. para te cheirar. o sal. a penumbra e a humidade que a noite deixou. para te olhar. na exactidão. dos teus movimentos. na sede das tuas cores. os teus braços erguem-se e caem. erguem-se e caem. sobre a areia. sobre a pedra. rude. e áspera. erguem-se e caem. até eu deixar de contar. todas as vezes. que tu. meu mar. acabaste naquela praia. deserta. deste mês de janeiro. 

um mar. acabado. de adormecer. mas. ainda acordado. dentro de mim. e enquanto. me deito para sonhar. o amor. do meu sonho. escorre-me por entre os dedos. da mão que fecho. para te esquecer. não há amor. como este grito mudo. que dentro da minha mão. salta e acaba partido no chão. e o amor. deixou assim de existir. por dentro. de ti. meu mar. acabado de adormecer. meu mar. a dormir. acordado dentro de mim. 


um mar. na cidade. despida. e uma rua em forma de coração. onde todos passeiam. e não sabem para onde vão. uns de mãos. dadas e outros. a sós. com a solidão. e um mar. vago. deixado no vazio. daquela rua. cheia. de gente. sem ninguém. para se sentar. a ver-te adormecer. meu mar. aborrecido. por tanta secura. escondida em tantos lábios. para onde foste. tu. se a rua se esvaziou. num instante. e não ficou. nem alma. nem gente. nem abraços. fechados. [falta pouco].


encaixo. os meus braços. em ti. e sei. que não é aqui que deveríamos de estar. 


e se houver um pássaro. a voar. sobre este meu mar. que não me minta sobre a tua vida. e para onde te foste. sentar. a ver. o mesmo mar. 


[falta pouco. para adormecer. nesta exactidão. imperturbável.]